(redimen, adv escurecido) LOGO - SEM FUNDO

Voltar para página inicial

Tese favorável a contribuintes de IPI no setor de pneus ganha força no TRF4

Em recente decisão proferida pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), uma empresa importadora do setor de pneumáticos obteve medida “liminar” favorável para lhe assegurar o direito de recolher uma alíquota menor em tributos incidentes sobre a importação de determinada categoria de pneus.

Trata-se de importante tese tributária relativa ao Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), recolhido na importação, a qual vem sendo aceita por algumas das Turmas do TRF4.

Redução de carga tributária

Na prática, projeta-se a redução de 8,45% sobre o IPI, fator que proporciona à empresa importadora maior competitividade no mercado de varejo nacional.

Ainda, há a possibilidade de restituição de valores pagos a maior nos últimos 5 anos, prazo prescricional contido no art. 174 do Código Tributário Nacional.

É importante ressaltar que, para as operações realizadas antes da vigência da nova Tabela de IPI, em 1º de maio de 2022, a redução de IPI chega a 13%.

Cenário positivo

A decisão proferida pelo Desembargador Leandro Paulsen, do TRF4, além de se estar em consonância com outros precedentes da mesma Corte, também segue a mesma linha do Conselho Administrativos de Recursos Fiscais (CARF), que foi favorável ao contribuinte em casos análogos.

Embora a decisão seja de caráter liminar, podendo ser alterada posteriormente com a decisão definitiva de mérito, o cenário revela-se bastante promissor aos contribuintes do segmento e que vem enfrentando dificuldades com a fiscalização aduaneira.

Endereço Av. Madre Leônia Milito, nº 1.377, Sala nº 2101, Edifício Palhano
Premium, Bela Suíça, Londrina/PR
E-Mail contato@gomesolivio.com.br Fone (43) 3361 – 4490

Consultoria Tributária

Assessoria e consultoria tributária em âmbito nacional, com análise da tributação federal, estadual e municipal, elaboração de diagnósticos e pareceres, revisão de procedimentos, recuperação de créditos e orientação em operações, inclusive de importação e exportação, bem como de rendimentos, remessas e pagamentos no exterior.